Artigos

Levante seu Astral num instante


Sei bem como é ficar completamente deprimido, não ver sentido nas coisas, não se importar com nada, achar que nada tem valor. 

 

Compreender esse processo é um grande passo para vencê-lo.

 

A química cerebral

 

A depressão é um estado físico, não só "uma coisa da sua cabeça". Nos últimos dez anos a pesquisadora americana Dra. Candace Pert desenvolveu um trabalho pioneiro que demonstra claramente que nossos humores e nossa compreensão não são apenas fruto de impulsos elétricos do cérebro. Eles também estão codificados nos neurônios, as "moléculas mensageiras"que são lançadas em nossa corrente sanguínea. Os cientistas já conhecem os efeitos da adrenalina e das endorfinas há bastante tempo. Agora estão descobrindo que há inúmeros outros neuropeptídeos relacionados aos nossos humores. Quando você está muito deprimido, algumas substâncias químicas no seu corpo correspondem a esse sentimento. Da mesma forma, sensações boas estão relacionadas a neuropeptídeos diferentes. Portanto, seu corpo produz substâncias químicas que o fazem se sentir feliz e mudam seu corpo no nível celular.

 

Um dos grandes motivos para as pessoas ficaremd deprimidas é uma grande queda nos níveis de serotonina e outros neurotransmissores da felicidade. Muitos de nós sabemos o que é acordar às três da manhã pensando que a vida é horrível. Isso acontece porque, para que possamos sonhar, nosso corpo para de produzir noreprinefrina e serotonina, e ficamos sem nossas proteções normais e nosso sistema de defesa. Ao acordarmos pela manhã, tudo parece estar bem melhor porque voltamos a ter nosso suprimento normal de neurotransmissores para nos ajudar a lidar com as situações.

 

Um problema semelhante pode ocorrer se a nossa química cerebral de felicidade decair ao longo do dia porque trabalhamos demais, fizemos uso excessivo de drogas ou mesmo não nos alimentamos bem. O melhor a fazer é consultar um profissional habilitado ( Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas)  fazer uma consulta ou fazer algo simples como mudar a dieta podem fazer a diferença.

Abaixo listo 4 Exercícios que ajudarão a levantar seu astral:

 

1- O poder da postura - A mente e o corpo estão interligados. Tensione o corpo e seus pensamentos ficarão tensos. Relaxe a mente e o corpo vai relaxar.

 

2- O poder do olhar - Pessoas tristes tendem a olhar para baixo e não enxergam muito mais do que alguns metros do chão à sua frente. Isso pode causar a sensação de restrição e pouca mobilidade. A técnica é simples amplie seu campo visual habitual. Aqueles que olham para frente costumam estender sua visão até o céu ou o horizonte, e isso automaticamente sugere uma amplitidão maior e mais possibilidades. Cientistas demonstraram que existe uma ligação entre os movimentos dos olhos e nossos padrões de pensamento.

 

3- A terapia do campo do pensamento - Terapia desenvolvida por Roger Callahan - Por meio de batidinhas leves com os dedos em pontos específicos reduzem o estresse, a depressão e compulsões - Antes de iniciar avalie sua tristeza numa escala de 1 a 10 e depois inicie o exercício - 3.1-Dê 10 batidinhas na lateral da mão / 3.2- Dê 10 batidinhas acima da sobrancelha / 3.3- Dê 10 batidinhas na clavícula / 3.4- Dê 50 batidinhas nas costas das mãos / 3.5- Coloque a outra mão à sua frente e dê 10 batidinhas em seu dorso ( logo abaixo da região da aliança) / 3.6- Feche os olhos e torne abri-los / 3.7- Mantenha a cabeça imóvel, continue dando batidinhas na mão e olhe para baixo à direira e depois para baixo à esquerda / 3.8- Continue as batidinhas e gire os olhos 360 graus no sentido horário, depois 360 graus no sentido anti-horário./  3.9- Agora cantarole "Parabéns pra você"/  3.10- Conte em voz alta de 1 a 5 / 3.11- Novamente cantarole "Parabéns pra você". - Pronto verifique novamente numa escala de 1 a 10 qual seu nível de trsiteza.

 

4- Realidade e Imaginação - Cientistas que investigam o funcionamento do cérebro descobriram que ele reage à imaginação da mesma forma que à realidade. Por exemplo, basta que você se imagine andando por um beco escuro tarde da noite, ouvindo passos atrás de você, para seus batimentos cardíacos se acelerarem. Da mesma forma, se você se lembrar vividamente de um momento em que se sentiu bastante relaxado, seus batimentos vão desacelerar e você vai começar a ficar mais calmo: A técnica é bem simples e pode ser combinada com a técnica da postura. Leia antes todo exercício para começar - 4.1 Pense em alguém que você conhece ou admira e que seja muito feliz / 4.2- Imagine essa pessoa em pé diante de você. Observe sua postura, suas roupas, para onde olha e o que faz / 4.3- Agora imagine-a virando-se , de modo que você fique atrás dela, e visualize que voê entra em seu corpo e passa a enxergar pelos olhos dela, imitando, inclusive, sua postura, Fique em pé do jeito que ela fica, respite como ela respira e sinta o que ela sente. / 4.4- Verifique em que parte do seu corpo os sentimentos felizes são mais intensos e espalhe-os pelo corpo todo - do topo da cabeça até as pontas dos pés / 4.5 - Imagine-se levando essa sensaçãi com você para o seu dia a dia.

 

 

Espero que esses exercícios simples possa melhorar seu dia a dia.

 

 

Referência: Eu posso fazer você feliz - Paul Mckenna.

 




Compartilhe:



Espaço Sano . Rua Ulisses Vieira, 1070, Curitiba-PR.
Telefone: (41) 3333-3426 / (41) 99614-0157